O grafismo Potiguara

O Grafismo Potiguara

Direção: Anderson de Avelar Lima, Jaqueline Félix dos Santos, João Vítor Velame

Duração: 5′

Rio Tinto – 2018

Registro etnográfico realizado na Aldeia Brejinho, no município de Marcação, em outubro de 2018. Entrevista com o Potiguara Manoel Pereira. Filme realizado no curso de Antropologia, disciplina de Introdução à Antropologia Visual na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, Rio Tinto – Paraíba.

Este filme foi realizado no quintal da casa de Manoel Potiguara, na Aldeia Brejinho, localizada no município de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba. Neste estudo, procuramos compreender as relações do corpo com as artes através do grafismo. As pinturas vão muito além do que apenas formas geométricas, carregam em si uma variedade de significados. Partindo, assim, de um olhar para as etnografias das pinturas no corpo, e a pele, como sede de signos sociais. Buscamos repensar as artes como uma maneira e forma de conhecimento de coisas que não conseguem ser articuladas pelas formas escritas e verbais.

Grafismo Potiguara from Joao Vitor on Vimeo.

2 comentários em “O grafismo Potiguara

  1. Parabéns pelo trabalho e principalmente por de certa forma divulga uma cultura local que diz muito sobre nossa região e principalmente nossas origens , acho que extraímos muito pouco do que se é ensinado nos Campus de Mamanguape e Rio Tinto, poderíamos ter muitos projetos em parcerias tanto privado quanto ajuda dos municípios .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s