Katu

Katu

Direção: Alessandro Campos

Duração: 50′

Centro do Guilherme – 2019

Filme realizado a partir do pedido de lideranças Ka’apor da aldeia Axinguirendá, T.I. Alto Turiaçu, Estado do Maranhão, que se organizam para fazer seu próprio filme. Essa ideia surge após assistirem várias produções feitas por outros povos durante uma Mostra de Cinema Indígena exibida na Ohú (casa comunal da aldeia). Acionados pelo poder do audiovisual, querem mostrar sua cultura e se fazer conhecer assim como seus outros parentes.

Em meados de julho de 2017, em uma de minhas idas a campo na aldeia Axinguirendá, onde desenvolvo minha pesquisa de doutoramento acerca das Histórias de Guerra do povo Ka’apor, fiz uma pequena mostra de Cinema Indígena. Na Ohú (casa comunal) exibi filmes por várias noites consecutivas sempre com sessões lotadas e muito animadas. Poucos dias depois, recebi a visita de lideranças da aldeia, que me fazem um pedido: “Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”.

De noite, acontece reunião de planejamento e elaboração do roteiro: Fabricação da mandiocaba, disputas de arco e flecha, pintura corporal, danças e cantorias na Ohú. E assim nasce esse filme. Tudo acontece por um caminho não-convencional: eu filmei uma celebração que já iria acontecer, mas a celebração só aconteceu para que pudesse ser filmada. Tudo foi pensado e criado para virar um filme. Eles queriam, como nos filmes exibidos de outros parentes, ter uma produção própria, mostrar e divulgar sua cultura. No ano seguinte, por conta dessa experiência, organizei oficinas de produção audiovisual com o povo Ka’apor com recursos do Prêmio Proex Arte/Cultura 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s