Dúvidas frequentes (FAQ)

1. O que é a IV Mostra Arandu?

A IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos é uma experiência de curadoria de filmes etnográficos compartilhada em parceria com grupos, laboratórios e núcleos da Rede Nacional de Pesquisa em Antropologia Visual, voltada prioritariamente às produções universitárias, com um ciclo de debates, duas conferências, oficinas e mostra de visualidades etnográficas, trata-se de um evento híbrido com atividades presenciais e online.

2. O que é a Mostra Visualidades Etnográficas?

Além da já tradicional mostra de filmes, estamos organizando a Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas, com a proposta de reunir presencialmente em Rio Tinto-PB, no Campus IV – UFPB, expositores(as) de visualidades etnográficas. Poderão ser contempladas propostas de narrativas visuais em suportes e formas expressivas em diferentes linguagens gráficas, como por exemplo, mapas, desenhos, fotografias, composições imagéticas, fotocolagens, diários de campo, diários gráficos, catálogos, experimentações visuais-etnográficas, etc. A inscrição das propostas de narrativas visuais devem ser realizadas através de formulário disponível neste link: https://forms.gle/vQosvieKSP8fFR9x6. As inscrições poderão ser realizadas até às 23:59h do dia 23 de Agosto de 2022.

Comunicamos que esta chamada é endereçada apenas a autores/as que disponham de condições de estarem presentes em Rio Tinto, durante os dias de realização da projeção de suas narrativas visuais etnográficas, a ocorrer entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano. 

3. O que é a curadoria compartilhada em rede?

Significa que os filmes que compõem a IV Mostra Arandu foram selecionados e organizados por diversos profissionais e em diferentes etapas, a saber: 1. através de respostas aos convites enviados para grupos, núcleos e laboratórios da Rede Nacional de Pesquisa em Antropologia Visual (articulada junto ao Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia); 2. através de convocatória interna ao Laboratório de Antropologia Visual Arandu da UFPB em Rio Tinto-PB (voltada aos cursos de antropologia, graduação e pós, que fazem uso do Laboratório); 3. através de uma equipe de curadoria da III Mostra (com membros do grupo de pesquisa AVAEDOC/UFPB), responsável por receber, avaliar e organizar os filmes.

4. Quando será a mostra?

A IV Mostra Arandu acontecerá entre 9 e 23 de Setembro de 2022, serão 2 semanas de atividades programadas.

5. Como posso ver os filmes?

Os filmes estarão disponíveis online, a partir de 9 de Setembro, para acesso livre pelo sítio eletrônico da IV Mostra: https://mostraarandu.blog/

6. Qualquer pessoa pode assistir?

Sim, as atividades da IV Mostra Arandu fazem parte de uma ação de extensão universitária, aberta ao público em geral. Os filmes terão seu acesso livre disponibilizado no sítio eletrônico indicado acima. Estudantes, professores e interessados em geral poderão assistir ao ciclo de debates e conferências sobre os filmes etnográficos através do canal “Lab Arandu” no youtube.

7. Como posso me inscrever para as atividades? Haverá certificado?

Haverá certificado de participação conforme cada tipo de atividade e/ou participação (mais informações em breve). É necessária a frequência mínima de 70% para receber certificado.

8. Tenho um filme de tema etnográfico. Como poderia inscrever esse filme na Mostra? O edital de seleção ainda está aberto?

A IV Mostra Arandu não abriu edital para inscrição de filmes. Nós optamos, nesta quarta edição da Mostra, por trabalhar com a curadoria compartilhada em rede, num diálogo com os núcleos e centros de produção fílmica das Instituições de Ensino Superior, articulados junto ao Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (https://cavantropologiavis.wixsite.com/cavaba). Caso seu filme tenha sido produzido no contexto de um grupo de pesquisa, laboratório, núcleo, etc. que não esteja dentro da Rede de Pesquisa em Antropologia Visual (https://cavantropologiavis.wixsite.com/cavaba/laboratorios-e-grupos), ou se está dentro da Rede (CAV-ABA) mas não recebeu nossa carta-convite, envie um email explicando sua situação para a gente: avaedoc@gmail.com

9. A programação pode mudar? Quais são os horários exatos? Quanto tempo duram as atrações? Onde posso conferir?

A programação será divulgada em breve no sítio eletrônico da IV Mostra. Acompanhe as atualizações em nossas páginas virtuais:

https://mostraarandu.blog/ e https://avaedoc.org/ (wordpress)

https://www.instagram.com/avaedoc/ (instagram)

https://www.instagram.com/labarandu/ (instagram).

10. Não consigo saber se minha inscrição foi aceita, como faço para entrar em contato com a equipe organizadora?

Nossa equipe estará disponível para responder qualquer dúvida que venha aparecer através do e-mail: avaedoc@gmail.com

Agradecemos pelo seu interesse na IV mostra Arandu, para acompanhar mais sobre este evento sigam nossos perfis no wordpress e instagram, se possível contribuam com a gente ajudando a compartilhar e divulgar nossos conteúdos nas suas redes sociais.

Instagram:

@labarandu (Laboratório de Antropologia Visual Arandu)

@avaedoc (Grupo de pesquisa AVAEDOC)

WordPress:

https://mostraarandu.blog/ e https://avaedoc.org/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s