Mostra de Visualidades Etnográficas (INSCRIÇÕES PRORROGADAS)

19 a 22 de Setembro de 2022

Chamada Interna para a Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

A IV Mostra Arandu de Filmes Etnográficos 2022 – “Antropologia e imagens: avanços e desafios contemporâneos” chega a sua quarta edição – após 2016, 2018 e 2020. Além da já tradicional mostra de filmes, estamos organizando a Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas, com a proposta de reunir presencialmente em Rio Tinto-PB, no Campus IV – UFPB, expositores(as) de visualidades etnográficas.

Nossa intenção é oportunizar um espaço para divulgação, reconhecimento e valorização de produções criativas e coletivas que se utilizam das imagens em contextos etnográficos, com diferentes intencionalidades, arranjos, poéticas e estratégias narrativas.

Comunicamos que esta chamada é endereçada apenas a autores/as vinculados/as à UFPB, que disponham de condições de estarem presentes em Rio Tinto, durante os dias de realização da projeção de suas narrativas visuais etnográficas, a ocorrer entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano. 

A temática deste ano, “Antropologia e Imagens: avanços e desafios contemporâneos” possui um caráter amplo e aberto, acolhendo variadas e criativas propostas de narrativas visuais resultantes de itinerários, eventos e encontros etnográficos que dialogam com a produção antropológica em outras linguagens. Em suma, nos propomos a organizar um ciclo de debates presenciais no âmbito da Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas, na intenção de dar visibilidade para pesquisas e trabalhos etnográficos com imagens, produzidos de forma ética e responsável. Assim, queremos, neste encontro, evidenciar experiências de pesquisa ou produção cultural fomentadas a partir de relações sensíveis e políticas de interlocução com os indivíduos e grupos com os quais nos engajamos e interagimos. 

Poderão ser contemplados na Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas, propostas de narrativas visuais em suportes e formas expressivas em diferentes linguagens gráficas, como por exemplo, mapas, desenhos, fotografias, composições imagéticas, fotocolagens, diários de campo, diários gráficos, catálogos, experimentações visuais-etnográficas, etc. As imagens escolhidas para as narrativas visuais deverão estar disponíveis em formato digital, uma vez que serão disponibilizadas no site, e projetadas durante o encontro presencial.

A inscrição das propostas de narrativas visuais devem ser realizadas através de formulário disponível neste link: https://forms.gle/vQosvieKSP8fFR9x6, podendo ser preenchido até o dia 15 de Agosto de 2022

Prorrogado até às 23:59h do dia 23 de Agosto de 2022.

Cada narrativa visual deve contar com no mínimo 4 e máximo 8 imagens, com dimensão de no máximo 1280 pixels no maior lado da imagem, resolução mínima de 72 dpi, cujos arquivos devem ser identificados e renomeados nas próprias imagens, constando: (a) numeração; (b) local; (c) título da imagem [opcional]; (d) nome dos/as autores/as e ano, conforme exemplo, que segue: 1.Rio Tinto-PB_Paulo Nunes_2002. 

As imagens devem estar armazenadas em uma pasta com o nome do ensaio visual, no Google Drive, com acesso livre, devendo ser disponibilizado seu respectivo link de acesso durante a inscrição via formulário

As propostas devem ser acompanhadas ainda de um resumo (até 100 palavras),  texto de apresentação (500 palavras), três a cinco palavras-chave e ficha técnica, com informações sobre o local, ano e contexto de produção/pesquisa, e demais informações a serem preenchidas via formulário. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de agosto de 2022. Prorrogado até às 23:59h do dia 23 de Agosto de 2022.

Após recebimento das propostas, durante a 2ª fase da curadoria serão organizadas sessões temáticas com os/as expositores/as com base na afinidade das produções enviadas. As sessões serão realizadas na primeira semana do evento, durante os dias 19 a 22 de Setembro, às 19h.

A IV Mostra Arandu acontecerá durante os dias 9 a 23 de setembro. Com abertura presencial no dia 09 de Setembro. A Mostra de Visualidades ocorrerá durante os dias 19 a 22 de setembro. As Oficinas ocorrerão durante os dias 19 a 22 de setembro. O encerramento da IV Mostra Arandu irá acontecer no dia 23 de setembro com uma conferência de encerramento presencial no campus de Rio Tinto – PB.

At.te  Comitê Organizador  da “Mostra Arandu de Visualidades Etnográficas” do Coletivo AVAEDOC 

Bernardo Tavares

Geissy Oliveira

João Vítor Velame

Rafaella Sualdini 

Yuri Rapkiewicz

Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos pelo e-mail: avaedoc@avaedoc