III MOSTRA ARANDU

O AVAEDOC – Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários, sediado na UFPB/Campus de Rio Tinto, convida para a  III Mostra Arandu de Filmes Etnográficos 2020 –  “Antropologia e Sociedade – Compartilhando Saberes”, entre os dias 24 de agosto a 16 de outubro, que acontecerá em formato totalmente online, devido à pandemia que ainda assola o nosso país.

Nosso evento chega a sua terceira edição – após  2016 e 2018 – reconhecendo a importância da Rede de Pesquisa em Antropologia Visual do CAV-ABA (Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia) no desenvolvimento da própria antropologia brasileira. Na forma de um projeto de extensão, esperamos envolver não apenas a comunidade acadêmica, mas também o público mais amplo, local, regional e nacional.

Nesta edição desejamos ampliar as discussões teóricas e metodológicas sobre a imagem nas pesquisas das ciências sociais, promover uma reflexão sobre a trajetória do diálogo entre a pesquisa acadêmica e as demandas da sociedade, a partir de produções realizadas no âmbito de nossa rede nacional. Outro ponto a ser destacado é o alcance do filme etnográfico e seus diversos canais de exibição. Daremos ênfase, além disso, à questão do ensino de antropologia visual e filmes etnográficos produzidos em contextos de graduação.

Trabalharemos com curadoria compartilhada em rede, a qual nos dará a oportunidade de um ciclo de debates virtuais, voltados para a criação audiovisual de cunho etnográfico. Para tanto, vamos considerar quatro grandes linhas de discussão: ensino, pesquisa, produção e exibição do filme etnográfico; teremos esses tópicos abordados nos filmes etnográficos, debates, palestras, oficinas e minicursos, envolvendo pesquisadores e realizadores de todo país e criando a oportunidade de aproximação com a produção audiovisual dos cursos de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV Rio Tinto.

Acompanhe a programação e outros detalhes pela aba “notícias” da III Mostra (canto superior do site, aba à direita).